A maneira como essas pessoas estão alocadas dentro da empresa, com divisão de setores, cargos e tarefas, é chamada de Estrutura Organizacional. Indo um pouco mais além, a estrutura organizacional trabalha com níveis hierárquicos e determina a relação entre líderes e seus liderados.
Graças à estrutura organizacional é possível ter uma visão mais ampla sobre como os recursos estão distribuídos pelas áreas e como a empresa caminha para atingir objetivos estratégicos.
A Fundação Marcopolo é composta em sua estrutura organizacional por uma Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal.
- Diretoria Executiva:
A Diretoria Executiva é responsável por operacionalizar as diretrizes e normas gerais de empresa, operação e administração.
- Conselho Deliberativo:
Eleito pelos controladores da Marcopolo, é o órgão de deliberação e orientação superior da Fundação, cabendo-lhe fixar diretrizes e normas gerais da empresa, operação e administração.
- Conselho Fiscal:
É o órgão que examina e concede parecer sobre os balancetes, balanço patrimonial e relatório anual de atividades.
É de responsabilidade também apresentar ao Conselho Deliberativo o posicionamento sobre os negócios e as operações sociais do exercício, tomados por base o balanço, o inventário e as contas da Diretoria Executiva e, quando necessário, orientar situações de melhoria.